Ultimas notícias

O que é a estenose da coluna lombar e como ela surge?

Estenose lombar é um estreitamento ou diminuição do canal vertebral, que é por onde passam os nervos na coluna lombar. Existe a forma congênita, quando o indivíduo já nasce com o canal vertebral estreito, porém a forma mais comum é a forma adquirida degenerativa. E como ela surge? Todos nós passamos por um processo de degeneração da coluna vertebral, que se inicia bem cedo, lá pelos 20 a 30 anos de idade, e algumas pessoas passam por este processo de forma mais intensa do que outras. Podemos pensar no disco intervertebral como um amortecedor e quando ele degenera ele sofre abaulamento e perde altura. Então os ligamentos e as articulações da coluna são sobrecarregados e o organismo reage a esta mudança provocando um aumento exagerado destas estruturas. Então o abaulamento do disco associado a hipertrofia dos ligamentos e das articulações acabam diminuindo o espaço do canal vertebral por onde passam os nervos.

Esta condição é bem frequente, acometendo até 6 de cada 100 indivíduos adultos. Porém ela é mais comum em mulheres e pessoas com cor da pele negra e é incomum antes dos 50 anos. Ou seja, é uma patologia da terceira idade. Existem alguns fatores que predispõem o seu aparecimento, como tabagismo e atividades intensas que envolvam vibração ou rotação do tronco, mas os estudos mostram que o principal fator é mesmo genético.

Sintomas-O paciente apresenta normalmente uma história arrastada de dor na região lombar que irradia para as pernas, associado a dormência ou formigamento e que piora com o passar dos anos. Mas o interessante é que essa dor piora quando ele fica muito tempo em pé ou anda por alguns minutos. Isso porque nestas situações o espaço para os nervos diminui ainda mais. Chamamos isso de claudicação neurogênica. Então o paciente procura se sentar para aliviar os sintomas, antes de retomar a caminhada, ou então ele anda com o tronco inclinado para frente, pois nessa posição o espaço para os nervos aumenta.

O diagnóstico é feito colhendo uma história detalhada e realizando um exame físico bem feito. Isso norteia o médico para solicitação dos exames complementares. Neste caso os exames mais importantes são a radiografia (para identificar artrose, escoliose e instabilidade associados) e a ressonância magnética, que mostra com detalhes os níveis comprometidos e quais os nervos que estão mais apertados andar até curtas distâncias. Mas é muito raro chegar ao ponto de ficar sem andar.

Como é feito o tratamento para estenose lombar?

O tratamento conservador é indicado em todos os pacientes com estenose lombar. Inicialmente orientamos repouso, evitar atividades que piorem a dor como andar longas distâncias ou pegar peso, e prescrevemos medicações via oral. O paciente então inicia fisioterapia com medidas analgésicas, ou seja, voltada para diminuição da dor, e depois passa para uma trabalho de alongamento, fortalecimento muscular e educação postural. Podem ser utilizados também procedimentos como infiltrações foraminais, que são injeções de corticóide e anestésico ao redor no nervo apertado. Quando o paciente apresentar uma melhora da dor passamos para um programa de atividade física leve a moderada, regular e contínua para manutenção da reabilitação. A resposta a este tratamento varia muito de um paciente para outro, podendo levar algumas semanas a meses e quando ele não apresentar melhora com o tratamento conservador, está indicado o tratamento cirúrgico.

Como é feita a cirurgia para a estenose lombar?

O objetivo da cirurgia é descomprimir os nervos que estão apertados. Normalmente é necessário realizar também a artrodese, que é a fusão entre as vértebras, devido a instabilidade. Existem várias formas para se fazer isso, desde a técnica convencional aberta até as técnicas mais modernas minimamente invasivas, que preservam a musculatura, provocam menos dor no pós operatório, tendo uma reabilitação mais rápida. Essa é a técnica preferida por mim e por minha equipe.

Dr.Tiago Argolo Bittencourt de Oliveira

Especialista em Coluna

CRM-BA 20.552