Fisioterapia
- Ortopedia e Traumatologia do Esporte
- Pós-operatório
- Prevenção de quedas
Técnicas utilizadas na fisioterapia
- Terapia Manual
- Crochetagem
- Conceito Mulligan
- Kinesiotaping
- Dry Needling
- Isostretching
- Cadeias Musculares (Busquet)
- FMS (Functional Movement Screen)
FMS (Functional Movement Screen)
O FMS é um sistema de avaliação funcional do movimento que foi desenvolvido para avaliar e categorizar os padrões de movimento em atletas. ATUALMENTE UTILIZADO NAS LIGAS NORTE-AMERICANAS ALÉM DE GRANDES CLUBES E SELEÇÕES DO MUNDO INTEIRO. O objetivo é captar movimentos funcionais que imitam o gesto esportivo e identificar as maiores áreas de deficiência do movimento, demonstrando as limitações ou assimetrias. O FMS é composto por sete (07) testes de movimentos desafiadores que exigem equilíbrio, mobilidade e estabilidade. E ao executar o corpo demonstrará suas fraquezas, desequilíbrios e assimetrias. Sendo avaliado e pontuado o paciente receberá orientações dos exercícios específicos mais eficazes para restaurar e alcançar a melhor performance corporal, melhorar a sua força muscular, mobilidade, rendimento esportivo, contudo evitando futuras lesões musculoesqueléticos.
Definição da Técnica de Crochetagem:
Método de tratamento das algias do aparelho locomotor que visa a liberação dos tecidos moles (musculos, fascias, tendões, ligamentos) através de movimentos específicos com ganchos (crochets) sobre a pele, buscando a estrutura afetada a ser tratada.”
Definição do Conceito Mulligan:
O Conceito Mulligan foi desenvolvido para tratar dores e limitações de movimento através de técnicas que envolvem a combinação de mobilização articular acessória associada ao movimento fisiológico ativo de forma indolor. É uma das técnicas de terapia manual mais seguras e confortáveis para o paciente.
O resultado esperado é o alivio imediato da dor e o aumento do arco de movimento.
Definição da Técnica de Dry Needling:
O Dry Needling, conhecido como “agulhamento seco”, é uma técnica que utiliza agulhas de Acupuntura Sistêmica para desativar pontos-gatilhos localizados nas fibras musculares tensas que geram dor. Quando a agulha é inserida nas fibras musculares, é enviado ao sistema nervoso central um estímulo de cicatrização, que automaticamente envia sangue ao local do agulhamento, melhorando a circulação e oxigenação local causando o relaxamento da musculatura, o alívio da dor e a função nas suas atividades diárias.